Em uma série Players School dividida em três artigos especiais, vamos te explicar melhor o que é buyer persona B2B, mostrar como criar um perfil de buyers Personas B2B e também como encontrar essas buyers personas pelo mercado.
Para começar, neste artigo falaremos sobre as buyers personas B2B. Você sabe o que significa esse termo? Também conhecido como persona de cliente essa nomenclatura é dada a uma descrição semi-ficcional do cliente que você tem. Ela é baseada em dados demográficos, no comportamento, no estilo de vida, nas motivações e nos desafios de seus clientes reais. Em um contexto B2B, as buyer personas representam para as empresas os compradores que tomam decisões de compra.
Série Players School: Por que criar uma buyer persona B2B
No mundo do marketing corporativo, criar uma buyer persona B2B é mais do que necessário para saber quem é o seu público, qual o perfil dele e como vender o seu produto e/ou serviço para a empresa dessa persona.
Saber, por exemplo, onde as buyer personas B2B buscam informações confiáveis e o que entra nas suas decisões de compra pode te ajudar a planejar campanhas inteiras de venda. Dessa forma, você consegue segmentar seus clientes ideais e fazer a divulgação de produtos e/ou serviços nos locais onde esses clientes estão.
Veja a seguir quais são as características e informações que você precisa para criar uma buyer persona B2B para a sua empresa!
As 8 características a seguir são necessárias para montar o perfil, ou perfis, das buyers personas B2B da sua empresa.
1. Dados demográficos: Idade, localização e empresa/setor da persona de comprador
2. Carreira: Qual o cargo ocupado por essa persona? Há quanto tempo ocupa essa função, qual é o seu poder aquisitivo e o que precisa acontecer para que tome decisões de compra?
3. Estilo de vida: Quais são suas principais responsabilidades e atividades de trabalho?
4. Mídia: Conferências, fóruns e / ou mídias sociais de negócios? Quais são os canais que essa persona utiliza para buscar fontes confiáveis de informações e networking?
5. Motivações / Objetivos / Metas: O que impulsiona essa buyer persona B2B na hora de tomar decisões de compra? E quais objetivos de negócios essa persona tem?
6. Marcas: Quais marcas ou produtos essa persona já usa na empresa que trabalha? Do que essa persona gosta / não gosta em produtos e serviços?
7. Questões dolorosas / Frustrações / Desafios: Quais problemas essas personas têm que precisam de ajuda para resolver? Quais desafios essas personas têm ao tentar atingir objetivos / metas de negócios?
8. Objeções: Quais são as frustrações que buyers personas B2B tiveram com produtos ou serviços relacionados com os que a sua empresa fornece?
Tenha em mente todas essas características listadas acima para criar o seu perfil de buyers personas B2B. No próximo artigo falaremos detalhadamente sobre como criar um perfil de buyers Personas B2B. Esta segunda etapa impõe a pesquisa dos seus compradores e empresas existentes.