Biblioteca IA
Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa
A primeira orientação global da UNESCO sobre a IAGen na educação tem como objetivo apoiar os países na implementação de ações imediatas.
Recomendação sobre a Ética da Inteligência Artificial
Publicação do UNESCO de 2021 que oferece diretrizes sobre Ética na inteligência Artificial.
Tendências em Inteligência Artificial na Educação (2017 - 2030)
Destaca as tendências globais em IA aplicadas à Educação entre 2017 e 2030. Revela que uma parcela significativa da produção científica em IA está vinculada à educação, indicando sua forte presença nos sistemas educacionais.
Currículos de IA para a educação básica:
Um mapeamento de currículos de IA aprovados pelos governos. O relatório foi produzido pela Unidade de Tecnologia e Inteligência Artificial em Educação da UNESCO, que faz parte da Equipe de Futuros de Aprendizagem e Inovação.
Padrões de competência em TIC para professores
Padrões de Competência em TIC para Professores apresentam diretrizes para o planejamento de programas educacionais e treinamento de professores para o desempenho de seu papel na formação de alunos com habilidades em tecnologia. UNESCO.
Tendências em Inteligência Artificial na Educação (2017 - 2030)
Os autores trazem uma abordagem de “Pensar sobre e pensar com a IA”, discutindo como essa tecnologia pode ser utilizada na aprendizagem e apresentando exemplos práticos de como aplicá-la em sala de aula.
Inteligência artificial na educação: desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável.
Este documento, produzido em inglês pela UNESCO em parceria com a ProFuturo, discute o impacto da Inteligência Artificial na educação. Destaca soluções inovadoras de ensino e aprendizado e orienta políticas.
Digitalização e Tecnologias da Informação e Comunicação
As tecnologias da informação e comunicação (TICs) são parte cada vez mais importante do cotidiano das pessoas e nos ambientes corporativos nos mais diversos serviços governamentais e privados, incluindo educação, saúde, transportes e comércio.
IA Responsável - Manual Técnico
Este manual é um kit de ferramentas para equipes técnicas que trabalham na aplicação ética e responsável de algoritmos de aprendizado de máquina para políticas públicas. Uma iniciativa do BID.
Marco de competencias de los docentes en materia de TIC UNESCO
La integración efectiva de las TIC en las escuelas y las aulas puede transformar la pedagogía y empoderar a los alumnos docentes en las competencias TIC en su práctica profesional.
Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no ensino
Este texto é fruto da revisão sistemática da literatura e da experiência da autora na área de educação: professora Rosa Maria Vicari da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -Instituto de Informática.
Perspectiva de Dados+ IA
Documento conclusivo do evento internacional “Planning Education in the Age of AI: Leading the Leap”, ocorrido de 16 a 18 de maio de 2019, em Pequim, China. Uma iniciativa da UNESCO.
Inteligencia artificial y educación: guía para las personas a cargo de formular políticas
Los términos empleados en esta publicación y la presentación de los datos que en ella aparecen no implican toma alguna de posición de parte de la UNESCO en cuanto al estatuto jurídico de los países, territorios, ciudades o regiones ni respecto de sus autoridades, fronteras o límites.
A Gestão Ética dos Dados
Publicação do BID que oferece diretrizes sobre a gestão ética de dados, destacando a importância do consentimento, práticas recomendadas e um guia passo a passo para o manejo responsável de dados pelo setor público.
Usos e Efeitos da Inteligência Artificial na Educação
Este relatório discute os efeitos da IA na educação, baseando-se em uma análise dos avanços na otimização dos processos educativos e na administração de sistemas de ensino. Uma iniciativa do BID.
Beijing Consensus on Artificial Intelligence and Education
Documento conclusivo do evento internacional “Planning Education in the Age of AI: Leading the Leap”, ocorrido de 16 a 18 de maio de 2019, em Pequim, China. Uma iniciativa da UNESCO.