Mark Zuckerberg anunciou hoje o Meta Horizon OS, um novo sistema operacional de código aberto da Meta. Este sistema foi projetado para aprimorar a experiência de realidade virtual por meio de seu ecossistema, proporcionando uma fusão contínua de realidades digitais e físicas.
De fato, dispositivos de realidade aumenta podem transformar por completo a Educação, oferecendo ambientes de aprendizado imersivos em VR. Alunos e professores de todo o mundo podem colaborar em espaços virtuais, enriquecendo a experiência educacional com uma compreensão multicultural. Todavia o grande apelo do vídeo do Meta está focado em games. Imaginem uma criança tendo aula de História e Geografia visitando um determinada época ou país, conhecendo o universo das células e corpo humano usando realidade aumentada.
A adequação do Meta Horizon OS para crianças é uma questão complexa que envolve vários fatores, incluindo conteúdo, segurança e desenvolvimento cognitivo.
De acordo com as informações disponibilizadas pela Meta, a idade mínima para usuários do Meta Quest 2 e 3, que é de 10 anos, enquanto em outros headsets Meta Quest, a idade mínima é de 13 anos o Meta Quest possui ferramentas de supervisão parental.
A Meta implementou várias ferramentas de segurança e privacidade para proteger os usuários mais jovens no ambiente virtual1. Por exemplo, o perfil no Meta Horizon é automaticamente configurado como privado, permitindo que os usuários aprovem ou recusem solicitações de seguimento. Além disso, há configurações de status ativo que não mostram a localização do usuário em Worlds por padrão.
Para os adolescentes, há modos de voz que transformam vozes desconhecidas em sons amigáveis e ininteligíveis, o que dá mais controle sobre com quem eles podem se comunicar. Uma “bolha pessoal” invisível é configurada por padrão para evitar que pessoas desconhecidas se aproximem demais do avatar do usuário. Há também um filtro de chat do mundo que oculta palavras que podem ser perturbadoras ou ofensivas.
Os menores estão conseguindo acesso ao aplicativo Horizon Worlds e sendo expostos a conteúdos adultos e violentos. O relatório menciona que pesquisadores encontraram menores em ‘Mundos Maduros’, onde conteúdo sexualmente explícito, drogas legais e jogos de azar são permitidos. Além disso, foram identificados 19 incidentes de abuso direcionados a menores por adultos, incluindo insultos sexualmente explícitos e assédio racial, misógino e homofóbico.
Outra fonte, o Núcleo Jornalismo, também reportou que a Meta não está criando ferramentas incisivas para impedir que crianças e adolescentes consumam conteúdo adulto no Horizon Worlds. O relatório afirma que a Meta não possui métodos de verificação de idade eficientes para prevenir que crianças e adolescentes encontrem com esses locais.
Esses relatórios sublinham a importância de uma supervisão rigorosa e de sistemas de segurança robustos para proteger os jovens usuários em plataformas de realidade virtual como o Meta Horizon Worlds.
Dessa forma, cabe aos pais, educadores responsáveis, agências reguladoras e à própria Meta garantir um ambiente seguro para as crianças e adolescentes experimentarem realidade virtual e aumentada. É essencial haver uma vigilância constante e uma atualização das políticas de segurança para acompanhar o ritmo acelerado da inovação tecnológica. A colaboração entre todas as partes interessadas é crucial para criar um equilíbrio entre o aproveitamento das vantagens educacionais que essas tecnologias oferecem e a proteção contra os riscos potenciais do uso excessivo de tela, assegurando assim o desenvolvimento saudável da juventude na era digital.
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