As inteligências artificiais irão substituir os professores?

A ideia de que a inteligência artificial (IA) possa substituir professores é um tema recorrente nas discussões sobre o futuro da educação. No entanto, neste momento, a realidade é que a IA está se tornando uma ferramenta de apoio, e não um substituto para as trocas humanas e a expertise dos educadores.

De fato, a Organização das Nações Unidas (ONU) estimou que até 2030 ao menos 20,1 milhões de postos de trabalho de educadores do ensino básico ainda irão carecer de mão de obra, enquanto outros 48,6 milhões precisarão de substitutos após a aposentadoria de professores em exercício. Há controvérsia que que este trabalho possa ser substituido por máquinas.

Veremos neste artigo que a tecnologia de Inteligência Artificial pode ser muito mais útil ao professor atuando como assistente virtual do que substituindo-os. Ainda que existam experimentos acontecendo em algumas universidades, professores desempenham um papel insubstituível na orientação, desenvolvimento emocional, social e acadêmico dos alunos, na criação de um ambiente escolar a acolhedores e inclusive, onde os estudantes possam se expressar e se relacionarem. 

Mais do que transmitir informações, os professores são mentores, ajudam os alunos a superarem seus desafios, a encontrar seu próprio ritmo de aprendizagem e a liberar seu potencial.

Na percepção dos geral brasileiros a resposta é não. Uma pesquisa da Onlinecurriculo (STRATUP Brasileira) revelou que a maioria dos brasileiros acredita que profissões como professores e médicos não serão substituídas pela Inteligência Artificial (IA). A pesquisa da Onlinecurriculo foi realizada entre 14 e 21 de junho de 2023, com uma margem de erro de 3.7 pontos percentuais.

Entre os pesquisadores podemos citar o trabalho de Rose Luckin, professora da University College London (UCL) e diretora da Educate Ventures,1.  que defende a IA como uma ferramenta valiosa para os educadores, atuando como assistente de gerenciamento de tarefas, criador de lições e analista das necessidades dos alunos Em um artigo publicado em 2018, Luckin argumentou que a IA, se bem utilizada, poderia ser uma alternativa para suprir a demanda por educadores. Ela acredita que a IA pode ajudar os educadores a diminuir processos burocráticos e criar ambientes de aprendizagem mais personalizados

Os pesquisadores elencam três categorias de IA na educação para oferecer suporte mais direto ao aprendizado do aluno:

1. tutores pessoais para cada aluno, que entregam atividades de aprendizagem de acordo com as necessidades cognitivas dos alunos e que fornecem feedback direcionado;

2. suporte inteligente para aprendizagem colaborativa, para apoiar a formação de grupo, a facilitação e a moderação;

3. realidade virtual inteligente, que proporciona experiências imersivas.

Ao utilizar essas ferramentas de gerenciamento de tempo impulsionadas por IA, os professores podem simplificar seu fluxo de trabalho, reduzir o estresse e criar um ambiente de aprendizado mais eficiente. Com mais tempo disponível, os professores podem dedicar mais energia:

  • ao envolvimento com os alunos;
  • à entrega de um ensino de alta qualidade;
  • à promoção de um ambiente de sala de aula produtivo e interativo.

Segundo professor André Gazola , ao usar a IA (Inteligência Artificial) para dar conta de  tarefas repetitivas, os professores podem economizar tempo, energia e recursos, liberando-os para se concentrarem em aspectos mais importantes de seu trabalho, como o aprendizado dos alunos e a instrução.

Automatizar tarefas repetitivas e trabalhosas como correção de provas, controle de presença e comunicação com os pais pode reduzir significativamente a carga de trabalho de um professor.

BENEFÍCIODESCRIÇÃO
Economia de TempoA IA automatiza tarefas administrativas, como organização de registros e correção de avaliações, economizando horas.
Personalização do EnsinoA análise de dados permite aos professores adaptar o ensino às necessidades individuais dos alunos para melhor compreensão.
Comunicação EficienteFerramentas de IA simplificam a comunicação com alunos, pais e colegas, economizando tempo e melhorando a eficiência.
Melhor Gestão de TempoFerramentas de gerenciamento de tempo baseadas em IA ajudam os professores a otimizar seu tempo e alocar recursos eficazmente.
Estímulo à CriatividadeA IA pode gerar ideias e perspectivas para métodos de ensino inovadores, superando bloqueios criativos.
Maior Eficiência na Sala de AulaA automatização de tarefas permite que os professores se concentrem mais no ensino e no engajamento dos alunos.
Simplificação de RecursosA IA ajuda a encontrar rapidamente materiais educacionais relevantes, economizando tempo de pesquisa manual.
T1: produzida pelo professor André Gazola

Ambientes de aprendizagem híbridos e conectados -Inteligências Artificiais Generativas Multimodais 

Muitos pesquisadores, entre eles Luckin, reforçam que na Era digital, as salas deveriam ser equipadas com tecnologias de reconhecimento de fala, gesto e outros sensores para analisar informações sobre os estudantes. Estes dados seriam utilizados para que os professores possam se dedicar a pensar em novas abordagens que atendam de maneira particular a cada aluno.

Propomos assim integração de Professor- máquinas e alunos, considerando a importância do envolvimento crítico com a tecnologia em ambientes educacionais conectados. Veremos como principalmente as inteligências artificiais Generativas de Multimodais (IA) na sala de aula é algo que pode ter um dinamismo e um valor educacional muito relevante para o futuro e o trabalho destes alunos. (Ver mais em nosso artigos sovre Multimodalidade na educação)

Ao envolver a IA como uma ferramenta interativa durante as aulas, você não está apenas aproveitando a tecnologia para aprimorar a aprendizagem, a criatividade, mas também ensinando aos alunos a habilidade crucial do pensamento crítico e sobre a veracidade das informações presentes na Internet.

O verdadeiro potencial da IA na educação reside em sua capacidade de refinar informações em conhecimento em tempo real, fornecendo aos alunos feedback imediato e personalizado e permitindo um ambiente de aprendizado dinâmico.

Professores ganhando super poderes com a Inteligência artificial

Em um mundo pós-pandêmico e incerto, onde os jovens estão cada vez mais ansiosos diante de um presente VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity), habilidades de pensamento crítico e socioemocionais tornam-se essenciais, em um mundo em constante disrupção.

Com o uso de Inteligência Artificial muitos professores ganharão superpoderes, ao ensinarem seus alunos a usar a Inteligência Artificial, em sua disciplina, de maneira saudável, ética e transparente.

As IAs, ao realizarem tarefas administrativas, fornecer dados de pesquisas, traduzir textos ou dialogar com os professores, auxiliam aos professores a ter mais tempo para se concentrar na observação dos alunos e pensar em estratégias educacionais.

O verdadeiro potencial da IA na educação reside na sua capacidade de refinar informações em conhecimento em tempo real, fornecendo aos alunos feedback imediato e personalizado, e permitindo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo. Os alunos são encorajados a ir além da mera memorização e a se aventurar em domínios mais profundos de compreensão, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas que os servirão em uma multiplicidade de campos. Para alcançar isso, é necessário adotar uma abordagem de aprendizado híbrido, que combina ferramentas de IA com experiências práticas e cria um ambiente de aprendizado envolvente e dinâmico.

Professores que agem como máquinas, sem se conectar ou se preocupar com os problemas e potenciais dos alunos, tornar-se-ão cada vez mais obsoletos, enquanto professores capazes de nutrir, inspirar e compreender seus alunos em um nível transpessoal serão insubstituíveis. 

Sugestão de atividades usando IA com alunos do ensino fundamental ou médio

Grave sua aula e após transcrever o áudio em texto, envie-os aos alunos e peça para os seus alunos submeteram a análise da IA formulando 3 prompts

Peça para eles revisarem criticamente as respostas geradas pela IA. Sugerindo que os alunos não aceitem passivamente as informações, mas sim se envolvam ativamente, reescrevendo-os com suas própria linguagem e sugestões.

Tais atividades preparam os alunos para navegar em um mundo onde a tecnologia é onipresente, ensinando-os a não serem gerindo apenas consumidores de informações, mas também críticos reflexivos e usuários informados.

A IA pode fortalecer a interatividade do aluno com o conteúdo gerado pelo professor e fornecendo ferramentas que permitem aos professores focar no que fazem de melhor, ensinar, mediar, orientar e formar seres humanos mais criativos, críticos, sempre prontos a expressarem seu ponto de vista.

Conclusão

A AI tem muito mais potencial para ajudar e não substituir professores, servindo-lhe como assistente virtual, do que substituí-lo. Servindo-lhes para realizar tarefas administrativas, fornecer dados de pesquisas, traduzir texto, ou dialogar com o professores, as IAs podem ajudá-los a ter mais tempo para concentrar na observação dos alunos, num mundo pós pandêmico onde jovens encontram mais no desenvolvimento de habilidades necessárias para um futuro incerto (VUCA), pensamento crítico e socioemocionais, essenciais no mundo em disrupção. 

Ainda que IA, ofereça personalização, adaptando-se aos estilos de aprendizagem dos alunos e fornecendo feedback imediato, não pode replicar a observação e a conexão professor/aluno, a empatia e a amizade que muitas vezes surge entre eles.

A IA não substituirá as qualidades humanas insubstituíveis que os professores trazem para a sala de aula. Em vez disso, servirá como um catalisador para transformar a educação, capacitando os professores a oferecer instruções mais personalizadas, envolventes e eficazes, enquanto fomenta as habilidades de pensamento crítico dos alunos — preparando-os para o mundo complexo e rico em informações que herdarão.

Conheça o “Programa IA nas Escolas” Players School para formação de educadores e gestores escolares em Inteligência Artificial:

  1. Palestra “Aquecimento IA”
  2. Curso Letramento IA para professores
  3. Mentoria IA na Gestão Escolar

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