Api WhatsApp Business . O Futuro das Centrais de Atendimento no WhatsApp

api whatsapp

 

Segundo o site do WhatsApp, A API do WhatsApp Business foi desenvolvida para empresas de médio e grande porte, com o intuito de possibilitar uma comunicação eficiente, em uma Central WhatsApp de Atendimento ao cliente mediante mensagens automatizadas.

Atualmente, as interfaces de programação de aplicativos (APIs) do WhatsApp estão disponíveis em mais de 60 parceiros oficiais e permitem tráfego de entrada (como consultas de atendimento ao cliente iniciadas por clientes via WhatsApp) e tráfego de saída (como atualizações e alertas enviados aos clientes que já entraram em contato empresa via WhatsApp).

Algumas empresas oferecem soluções tb não oficiais para pequenas e médias empresas.

O WhatsApp Business API, ou WhatsApp Business Solution, foi lançado no dia 01 de agosto de 2018. Antes disso, caso uma empresa desejasse utilizar o WhatsApp para se comunicar com os seus clientes, ela tinha duas opções: comprar um chip e usá-lo em um smartphone como uma conta dedicada à empresa, como um usuário comum de pessoa física. Nesse caso, era necessário que um colaborador ficasse responsável por acompanhar as mensagens enviadas e respondê-las; ou usar o WhatsApp Business App, lançado oficialmente em janeiro de 2018. Nessa modalidade, era necessário fazer o download do aplicativo próprio para empresa e criar uma conta comercial. No entanto, essa versão ainda exige que um atendente humano responda às mensagens enviadas para e pelos clientes.

Como funciona a API Oficial do WhatsApp Business?

A principal função do WhatsApp Business API é possibilitar que as empresas tenham uma comunicação de qualidade com os seus clientes, estreitando os relacionamentos e, assim, conquistando mais confiança. Resumidamente, é o uso de um tipo de chatbot para melhorar a satisfação do cliente.
Esse modelo pode ser interessante para pequenos negócios, como uma clínica médica que tem alguém em horário comercial respondendo às solicitações de marcação de horários para os pacientes.

Já para grandes companhias, que recebem milhares de mensagens por dia, o WhatsApp Business ainda não era totalmente escalável. Isso se tornou possível apenas recentemente com o WhatsApp Business API, que possibilita automatizar conversas.

O WhatsApp é um aplicativo muito popular no Brasil e é raro encontrarmos um usuário de smartphone que não o utilize. Desse modo, uma das principais revoluções do API do WhatsApp é permitir que as empresas estejam onde todo mundo está. A possibilidade das mensagens de WhatsApp irem aos pouco substituindo os emails transacionais já é uma realidade,

API WHATSAPP – Atendimento e relacionamento com o clientes

Além disso, a API oficial do WhatsApp, desenvolvida para o serviço de atendimento e relacionamento com o cliente, é justamente o que permite a automação de conversas, caracterizando o principal diferencial dessa novidade.

Quais as vantagens do WhatsApp Business API?

1) Facilidade para construir uma automação com alto grau de empregabilidade 2) Possibilidade de adotar um atendimento híbrido (humano e automação). 3) Criação de relatórios de conversas. 4) Atualizações automáticas pelo WhatsApp.

Como implementar na empresa?

1) Entre em contato com um Provedor Autorizado de Serviço pelo WhatsApp.

2) Construa um fluxo de conversa e faça as configurações.

3) Comece a enviar e receber mensagens, solicitando autorização dos usuários.

Previsões de crescimento do WhatsApp e gastos com mensagens de negócios do WhatsApp

A pesquisa do especialista em mensagens de negócios, as previsões de tráfego e gastos de mensagens de negócios do WhatsApp, por país e região (2019-24), observa que o que torna o WhatsApp tão atraente para as empresas é sua escala.

Segundo Mobile squared os 10 mercados com maior gasto  são Índia, Brasil, Alemanha, África do Sul, México, EUA, Argentina, Reino Unido, Rússia e Itália.  Juntos responderam por 68% do gasto total em 2019.

No final de 2019, a Índia era o maior mercado do WhatsApp, com 432 milhões de usuários, seguida pela Indonésia, Brasil, Rússia e EUA. Esses mercados combinados representaram 41% do total de usuários globais.

A pesquisa estimou que o WhatsApp Business experimentará um crescimento sem precedentes de mais de 5.400% entre empresas de médio e grande porte que desejam usar sua API. As conclusões são baseadas em pesquisas envolvendo todos os principais provedores de mensagens omnichannel.

Embora ainda diminua o tamanho do aplicativo padrão do WhatsApp, que deverá ver os números de usuários chegarem a 3,1 bilhões em 2024, acima dos 1,96 bilhões em 2019, se esse crescimento fosse alcançado para o WhatsApp Business, passaria de 992 usuários no final de 2019 para quase 55.000 em 2024.

Esse crescimento também levaria o gasto total da empresa no WhatsApp Business por empresas de médio e grande porte a crescer de US $ 38,7 milhões em 2019 para US $ 3,6 bilhões em 2024, uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 151%.

A Mobilesquared acredita que 5,25 milhões de pequenas e microempresas estavam usando o aplicativo WhatsApp Business gratuito no final de 2019 e espera que esse número aumente para quase 7 milhões até 2024.

Ele prevê que a maior parte do tráfego de mensagens de negócios gerado pelo WhatsApp será de entrada (também conhecido como P2A ou aplicativo pessoa 2), tornando o WhatsApp Business o canal de mensagens de atendimento ao cliente.

A América Latina terá a maior proporção de usuários do WhatsApp como porcentagem do total de smartphones, passando de de 80% agora para quase 95% em 2024, segundo a pesquisa. Depois da América Latina, as regiões com maior penetração de usuários do WhatsApp como porcentagem de usuários de smartphones em 2024 serão a Europa Ocidental, África e Europa Orienta

O WhatsApp provavelmente se tornando uma força dominante. Até o final deste ano, os usuários do WhatsApp responderão por quase um em cada dois smartphones em todo o mundo e, até 2024, esse número será quase três em cada cinco.

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